Duque de Caxias: professor de matemática é selecionado para apresentar projeto em Cuba
Publicado em:
Sandro Miranda, professor de Matemática da Prefeitura de Duque de Caxias, participará da Reunião Latino Americana de Matemática Educativa, em Havana, do dia 7 a 12 de julho deste ano. O docente mestre em Física e Matemática, com especialidade em Biomatemática, pela Universidad de Granada, na Espanha, e especialista em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, pela UFF apresentará no congresso o trabalho “A Criação de Jogos Didáticos como Ferramenta Pedagógica para uma Aprendizagem Ativa segundo Relatos e Vivência em Escola Pública no Rio de Janeiro”.
Miranda que leciona há três anos na Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias explicou que o trabalho é um relato das experiências vivenciadas no ano de 2018 com uma turma de 8º ano de escolaridade. “Eu falo de uma sequência didática que foi aplicada em uma turma do oitavo ano do ano passado. Por experiências anteriores, notava que os alunos tinham muita dificuldade quando começavam a estudar conteúdos algébricos, seja pela abstração característica da Álgebra, seja pela dificuldade de traduzir informações da linguagem natural pra linguagem algébrica,” contou o professor do CIEP Municipalizado Ministro Santiago Dantas.
Segundo o docente foi necessário elaborar uma sequência didática que tratasse do tema usando jogos. “ Primeiro apresentei jogos pra eles como forma de desenvolver os conteúdos, depois pedi que eles criassem seus próprios jogos sobre polinômios. Logo após, passei atividades de pesquisa a fim de aguçar a curiosidade científica nos alunos,” explicou.
As atividades estimularam a criatividade e três alunos da turma quiseram participar , e propuseram a criação de um jogo sobre conteúdos de todas as disciplinas, mas que ao mesmo tempo fosse um jogo inclusivo, que permitisse a participação de estudantes com deficiência visual. Desta forma, criamos um audiogame no formato de quiz, que tinha como pano de fundo um anime. A ideia era trabalhar uma introdução à linguagem de programação, além de discutir diversidade e inclusão,” concluiu o professor.
Já a vice-diretora do CIEP Municipalizado Ministro Santiago Dantas, professora Anne Alessandra de Andrade Silva, reafirmou o compromisso com o aprendizado significativo. “É necessário dar significado real ao conhecimento adquirido. Queremos construir junto aos nossos alunos uma escola que proporcione a vontade de querer saber mais,” disse.