Estudantes de escola municipal de Nova Iguaçu escrevem livro de contos

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Incentivar o prazer da leitura e da escrita em crianças de idade escolar é uma das saídas para reverter o baixo índice de leitores no país e estimular a formação de jovens escritores. Pensando nisso, a professora Caren Passos, que leciona para o 4º ano da Escola Municipal Kerma Moreira Franco, em Nova Iguaçu, decidiu lançar a obra “ReContos: Quem conta um conto aumenta um ponto”. O volume será o primeiro livro do projeto, confeccionado graças à colaboração de seus 30 alunos.

Com direito a tarde de autógrafos, o lançamento dos exemplares ilustrados pelos próprios autores acontecerá nesta quarta-feira (21), às 13h, e contará com a presença de responsáveis e convidados, membros da equipe escolar da unidade e autoridades municipais.

Tanto a prática da leitura como o exercício da escrita tem a função de desenvolver competências e habilidades inerentes ao desenvolvimento da boa ortografia, como também instigar a imaginação das crianças. E foi após um trabalho rotineiro na biblioteca da unidade que a docente percebeu o conhecimento da turma acerca das características de um conto. Assim, Caren resolveu guiar seus alunos da montagem de uma releitura.

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“Ao longo de algumas aulas, levei o notebook da unidade para a sala de aula. E cada um foi digitando suas próprias releituras. O mais surpreendente é que para alguns alunos foi o primeiro contato com um computador, e isso gerava estímulo e compromisso de estarem presentes nas aulas. Foi a partir daí que achei necessário trabalhar as diferenças entre os tipos textuais, mas em um projeto que trouxesse um aprendizado com significado a partir da realidade deles”, contou a educadora.

Para a docente, a leitura tem um papel fundamental na vida das pessoas: “É através dos livros que interpretamos a vida e o mundo pela ótica dos diferentes gêneros textuais. Formar pequenos leitores é uma tarefa árdua e que necessita de investimentos em ações que estimulem o prazer e o gosto dos pequenos pela leitura”, ressaltou.

E quem mergulhou nesse mundo que mistura ficção e realidade foi a aluna Daniele Oliveira (9). Após sua história ser escolhida para o livro, a moradora de Austin contou detalhes de sua primeira experiência como escritora: “Não achei difícil escrever, mesmo sendo a minha primeira vez usando o computador. Meu reconto foi um livro chamado ‘As aventuras de Risca e seus amigos’. Gostei tanto de contar essa história que até penso em fazer mais uma”, declarou a estudante do 4º ano.

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