São João de Meriti: CIEP 175 recebe feira de profissões e ações culturais

Publicado em:

Por

cee674d362d8a2c132407f3ef66484c742fc282d

A Nortear Educ promove nos dias 17 e 18 de outubro, no CIEP Brizolão 175 José Lins do Rego, em São João de Meriti, a WorkWeek, feira de profissões e possibilidades para os alunos do ensino médio, e o #Culture175 com rodas de conversa, oficinas e ações culturais para o ensino fundamental.

A ideia do projeto partiu de dois ex-alunos da instituição: Samuel Souza e Júlia Pontes se conheceram em 2013 durante as oficinas do jornal da escola, ela já como professora e ele como aluno. O sonho de ver uma educação pública que realmente forma cidadãos para o mundo uniu os dois em sociedade. “A gente sempre ficou refletindo o quanto a escola pública foi importante para o nosso processo enquanto ser humano. Lá aprendemos a conviver com as diferenças, discutimos as questões raciais e de gênero e vimos nosso pensamento crítico ser estimulado”, comenta Samuel.

Quando criaram a startup focada em eventos educacionais, em 2017, tinham como ideia principal devolver aos alunos da nova geração um pouco de tudo aquilo que aprenderam naquele espaço. Desde então, promovem eventos no colégio, como o CIEPx, uma versão do TEDx Talks criada para os CIEP’s. Já passaram pela escola nomes como Rodrigo França, Alinne Prado, Valéria Monã, Wesley Brasil, Carol Delgado e Lidi de Oliveira, entre outros.

Para os dias 17 e 18, o pedido da direção do colégio era montar uma programação que acompanhasse o tema do Seminário promovido pelo CIEP 175 nas mesmas datas: educação pública de qualidade para todos. Enquanto a WorkWeek focará em bate-papos formados por profissionais de diversas áreas, o #Culture175 ficará responsável por atividades culturais e debates de temas atuais na sociedade.

Entre os destaques da programação está o bate-papo sobre comunicação e design com o chefe do setor de Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, Aluísio Bispo, o ex-bbb Danrley Ferreira em uma conversa sobre possibilidades pós ensino médio, além de rodas sobre a produção audiovisual e carreira militar. Já no #Culture175, oficinas de escrita criativa, poesia, dança e debates sobre a importância da representatividade com o ator Ernesto Xavier e a jornalista Ellen Paes; o Funk como cultura com a DJ Ingrid Nepomuceno; e reflexões sobre a masculinidade, com o coletivo Roda de Reis.

A idealizadora do projeto explica como foi a pesquisa dos convidados: “Quando pensamos nos nomes, não bastava apenas ser alguém que é bom no que faz, mas que tivesse uma história parecida com a do aluno. Geralmente são ex-alunos da própria escola ou moradores da região. Os estudantes precisam se conectar com essa trajetória para poderem acreditar que é possível ir atrás dos seus sonhos, mesmo com todas as dificuldades”.

Os idealizadores contam que cada evento é uma emoção e um desafio diferente. Só nesta edição são mais de 40 convidados e quase 2 mil alunos que passarão pelos dois dias de atividade. O objetivo da Nortear Educ é levar eventos como esses para todas as escolas públicas do Rio de Janeiro e busca apoiadores e patrocinadores para a realização do projeto.

WorkWeek de 8h às 11h
#Culture175 de 14h às 16h
@norteareduc
17 e 18 de outubro
CIEP 175 – Rua Juparanã, s/n – Parque José Bonifácio, São João de Meriti

PROGRAMAÇÃO

WorkWeek

17 de outubro

Comunicando… com Aluísio Bispo, Vicente Coelho e Tay Cabral – Mediação de Samuel Souza

Existe vida pós ensino-médio? com Danrley Ferreira, Giullia Jacques e Francyelly Melo – Mediação de Wesley Brasil

Biológicas e Exatas, devo fazer? com Jean Araujo e Vinicius Luz

Mulheres no militarismo com Raissa Moreira e Cecília – Mediação de Júlia Pontes

18 de outubro

Por trás das lentes! com Wes Silva e Yuri Costa

Possibilidades: por que ser um só? com Eduardo Barbuto e Ana Soares – Mediação de Samuel Souza

Quero ser militar, e agora? com Júlio Tiné

#Culture175

17 de outubro

Bate-papo “O que aprendi por aí” com Duda Magluta

Roda de conversa “O que vivi e aprendi com a vida” com Tássia Di Carvalho

Roda de conversa “A importância da representatividade” com Ernesto Xavier

Roda de conversa “Os caminhos da inclusão” com Gleycieni Coelho

Roda de conversa “F U N K” com DJ Ingrid Nepomuceno

Oficina de slam e demonstração de skate com Slow

Bate-papo “Ser escritor…” com Lucas Melo

Bate-papo “Entra na roda e ginga” com Alex Pitt

18 de outubro

Roda de conversa “Desigualdade de gênero no Brasil” com Lola Ferreira

Roda de conversa “Me encontrando…” com Janamo

Mini sarau com Rafael (Favelado Qualquer)

Oficina de fotografia com Leonardo Amaral

Pausa: Conversas sobre música e sociedade “Os tambores nos funks cariocas” com integrantes do Núcleo de Estudos em Cultura e Artes de Periferias Urbanas do IFRJ/Belford Roxo

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW