Educação antirracista é tema de parceria entre Magé e universidades do Rio

Publicado em:

Por

2dbbda891a6d86f49cd6b8356797a888b281bf05

Além do início das aulas, aconteceu um encontro especial para a Educação de Magé: a visita do professor Renato Nogueira da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ e de integrantes do grupo de pesquisa ‘Rodas de Filosofia e Transculturalismo’ da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, para firmar com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Magé (SMEC), através da Diretoria do Departamento Pedagógico I, uma parceria institucional entre Ensino Superior e Educação Básica, com o objetivo de fortalecer o projeto de uma educação antirracista na rede de ensino.

O projeto é baseado nas normas de deliberação do Conselho Municipal de Educação – formulado em 06 de Março de 2019 – que prevê o fortalecimento do Ensino, Pesquisa e Extensão, que possilitam ao município a fomentar trocas entre os diferentes saberes, experiências e práticas que impactem na formação continuada docente e na mudança da cultura escolar, marcada historicamente por perspectivas que não privilegiam saberes de povos tradicionais e grupos étnicos minoritários como os negros, indígenas, ribeirinhos, entre outros.

O movimento surgiu a partir do projeto ganhador do Prêmio Paulo Freire em 2019, da professora da E.M. Tiradentes, Kirce Bermute, com a colaboração do Grupo ‘Rodas’ para potencializar a ação-reflexão, que envolve o protagonismo infantil e suas identidades étnico-raciais.

“Nós do Rodas de Filosofias e Transculturalismo, estamos felizes pela aceitação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Magé em compartilhar da construção de outra narrativa de educação que resgata todas as ricas e valiosas contribuições  que o povo negro e os povos originários que imprimiram culturalmente nesta terra”, disse Marli Azevedo, professora e pesquisadora do Colégio Pedro II.

A diretora do Departamento Pedagógico I, Hilda Rodrigues; a coordenadora de Promoção de Igualdade Étnico-racial e Diversidade, Daise dos Santos Pereira; e a secretária de Educação e Cultura, Alison Brandão, estavam presentes para validar o compromisso de Magé com a causa e futuramente deixar legados.

“Magé vive um tempo de inovação e inclusão, onde a educação ressignificou as páginas dos jornais. Nossa cidade está comprometida com políticas de ações, que são a chave para o início de uma mudança de paradigmas no segmento educacional”, avalia Álison Brandão, secretária da pasta.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW