Cidades da Baixada Fluminense terão sinal de TV analógico desligado ainda este ano

Publicado em:

Por

tumblr inline ou31vmPTPX1qbcubq 540

A TV Aberta analógica foi inaugurada em 1950. Mais de meio século após a chegada da

TV Tupi de São Paulo, um novo modelo de distribuição de sinal chega às residências brasileiras: o sinal digital, com maior qualidade de imagem e som – diferente do espectro

eletromagnético VHF utilizado até então.

Em 2023 o sinal analógico será desligado em todo o Brasil, mas em algumas cidades da região metropolitana do Rio de Janeiro esta realidade vai chegar mais cedo e já tem data marcada: 25 de outubro deste ano.

O sinal digital já está disponível na região, mas pode ser captado somente para usuários de televisões com o receptor digital, comum em aparelhos fabricados a partir de 2010. Para descobrir se a TV tem acesso ao serviço, basta acessar o site da ONG “Seja Digital”: http://www.sejadigital.com.br/descubra

TVs de tubo não foram fabricadas com o conversor para o sinal digital.

De acordo com o Governo Federal, as cidades que terão o desligamento do sinal analógico no dia 25/10 são: Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá.

Cidadãos poderão receber kit gratuito

Beneficiários de programas sociais do Governo Federal como o Bolsa Família e outros poderão obter gratuitamente os kits com conversor e antena digital. Para isso, é necessário solicitar o serviço no website sejadigital.com.br.

Algumas cidades, como Magé e Duque de Caxias, firmaram parceria com a ONG Seja Digital. Só em Magé, mais de 36 mil pessoas receberão os kits gratuitos com conversor e antena digital.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW