São João de Meriti implanta Serviço de Verificação de Óbito

Publicado em:

Por

A Prefeitura de São João de Meriti implantou no município o Serviço de Verificação de Óbito (SVO). O objetivo é agilizar a declaração do documento de óbito sem assistência médica, em casos de morte natural. O serviço, inaugurado no dia 2/04, é realizado 24 horas por dia, sete dias por semana.

Segundo o superintendente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em São João de Meriti, Luís Felipe de Almeida Silva, o SVO constitui-se no exame dos corpos de pessoas que morrem por causas naturais e tem como finalidade fornecer diagnóstico e informações para o serviço de epidemiologia e à Vigilância Sanitária. De acordo com o superintendente, em uma semana de atendimento, foram registradas três solicitações.

“A ideia é oferecer um serviço para a população neste momento de dificuldade e diminuir o sofrimento da família que perdeu o ente. Com esse serviço, é menos um processo administrativo em uma hora tão difícil”, destacou o superintendente.

Luís Felipe ressaltou que o óbito só será atestado em casos de morte natural. Ele explicou que nem todas as mortes naturais por causas indeterminadas poderão ser analisadas pelo Serviço de Verificação de Óbito. “Se a pessoa morreu de causa natural, era acompanhada por um médico e já possuía diagnóstico definido de alguma doença, é possível atestar o óbito. Mas se a circunstância for indeterminada, suspeita ou por causa violenta, o corpo deverá ser encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para que seja realizada necrópsia”, disse.

Para solicitar o serviço, é preciso entrar em contato com a Central de Regulação do SAMU através do telefone 192. O Técnico Auxiliar de Regulação Médica (TARM) irá anotar as características do atendimento e encaminhar ao médico regulador, que irá fazer a avaliação. Em caso de óbito, a chamada será encaminhada à base do SAMU de São João de Meriti, e uma ambulância será enviada ao local. A equipe é composta por médico intervencionista, enfermeiro e condutor.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW