Queimados celebra 12 anos da Lei Maria da Penha com campanha de conscientização em salões de beleza

Publicado em:

Por

Em comemoração aos 12 anos da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Queimados, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), realizou uma campanha itinerante de conscientização nos salões de beleza do município, que contou com distribuição de folhetos informativos e orientações sobre a lei que tornou mais rigorosa a punição para agressões contra a mulher dentro do âmbito doméstico.

A equipe responsável pela ação conversou com as moradoras sobre a importância de se conscientizar sobre a temática, já que está tão em evidência atualmente, além de orientar sobre como agir diante da necessidade de realizar uma denúncia.

Sancionada em 2006, a Lei Maria da Penha prevê que o conceito de violência contra a mulher não está restrito às injúrias físicas, mas também a abusos psicológicos, sexuais, patrimoniais ou morais. Entre janeiro e junho deste ano, foram 87 casos registrados no município, com o maior índice de denúncias feitas por violência psicológica, seguindo com agressões físicas e morais. Quanto ao perfil das usuárias, a faixa etária predominante é de mulheres entre 30 e 39 anos, desempregadas e com ensino médio completo.

Com uma equipe técnica composta por advogada, assistente social e psicóloga, que identificam necessidades e orientam sobre possíveis riscos, o CEAM é o local responsável pelo plano que viabiliza a segurança e promove a ruptura do ciclo da violência. Inaugurado em 2014, o principal foco do espaço é empoderar a mulher e recuperar não só a autoestima, mas também a cidadania.

Para a Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Eliana Leôncio, o trabalho realizado em parceria com o órgão é essencial para a cidade. “Sabemos que a Baixada Fluminense contabiliza números altos de violência doméstica. É triste, mas quanto mais denúncias nós temos, mais conscientizadas estão as mulheres do município. A cada ação, sentimos que estamos propagando a mensagem certa”, conta.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW