Fenig vai certificar 520 artesãos iguaçuanos

Publicado em:

Por

Quinhentos e vinte artesãos recebem entre os dias 8 e 10 de julho, o certificado e a carteirinha concedidos pelo Programa Municipal de Artesanato de Nova Iguaçu. Todos eles foram cadastrados em abril pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig). Ao todo, 520 pessoas passaram pelas etapas de credenciamento, avaliação e qualificação para poderem participar do Programa. A entrega dos documentos acontece na Casa do Professor, sede da Secretaria Municipal de Educação.

Todos os artesãos passaram por avaliação de seus trabalhos pela equipe da Fenig, em parceria com a Secretaria de Cultura. Foram analisadas a habilidade, o uso da técnica artesanal e o resultado final do produto. Em uma outra etapa, em parceria com o SEBRAE, os artesãos assistiram uma palestra sobre o processo de inscrição no Microempreendedor Individual – MEI, que pode contribuir para tornar o artesão dono do seu próprio negócio e aumentar seus lucros.

Após receberem a carteirinha e o certificado do Programa Municipal de Artesanato de Nova Iguaçu, os artesãos estarão aptos a expor seus produtos em feiras e Pontos de Artesanato do município. Foi o terceiro cadastramento realizado pela Fenig. “Atingimos mais de 1000 artesãos cadastrados no Programa Municipal de Artesanato de Nova Iguaçu. A cidade é um dos principais polos de renda pelo artesanato no Estado. Temos mais 300 vagas semanais nas feiras que organizamos. São mais de 300 famílias vivendo do artesanato a cada semana na nossa cidade”, afirmou o presidente da FENIG, Miguel Ribeiro.

Especialista em crochê, tapeçaria e pintura, a artesã Maria do Céu Oliveira Vasconcelos, de 58 anos, disse que com o certificado e a carteirinha, sua carreira vai alavancar.  “Agora vou me sentir uma artesã de verdade, reconhecida e acredito que vou decolar, tendo mais estímulo para produzir cada vez mais”, contou a artesã do bairro Adrianópolis.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW