Controle do tráfego em Duque de Caxias contará com semáforos inteligentes

Publicado em:

Por

40a0d5ca754fdf0c70a6c97906ba1fd45a6048db

O controle do tráfego nos principais corredores de Duque de Caxias vai contar com um novo sistema inteligente de monitoramento urbano para facilitar a circulação de veículos e diminuir os congestionamentos, principalmente nos horários de pico do início da manhã e final da tarde. A Prefeitura está implantando o projeto Duque de Caxias Inteligente, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas de Segurança, Infraestrutura Urbana e Gestões Tecnológicas.

Os equipamentos utilizam tecnologia de operação no modo adaptativo em tempo real, que funciona através da utilização de câmeras capazes de realizar a leitura do fluxo de veículos que se aproximam das interseções semafóricas e enviam os dados para o centro de controle, que utiliza avançado software que permite manter o sinal aberto automaticamente quando o fluxo exigir.

O secretário municipal de Políticas de Segurança, Robson Paschoal, explica que o sistema funcionará de forma autônoma, independente da interferência de operadores. “Será capaz de minimizar os congestionamentos causados por temporizadores com tempo fixo que não atendem a demanda nas vias, além de garantir uma melhor distribuição dos tempos dos semáforos nas aproximações. Também vai diminuir consideravelmente o tempo de viagem nos trechos entre os semáforos”, disse Robson. O centro de controle funcionará na sede do órgão, na Praça Roberto Silveira.

Serão contemplados os corredores de tráfego das avenidas Brigadeiro Lima e Silva, Presidente Vargas, Governador Leonel de Moura Brizola, Almirante Tamandaré, Dr. Manoel Teles e das ruas Marechal Deodoro, Marechal Floriano, Tabelião Silmar Silva, Piratini, Pastor Manuel Avelino de Souza e do Viaduto Paulo Lins.

Ao todo serão instalados 30 equipamentos inteligentes. Na primeira fase, que deverá estar concluída em dezembro, serão instalados 18, incluindo três em Xerém. A empresa responsável pela instalação dos equipamentos informa que todo o sistema funcionará plenamente já no primeiro trimestre do ano que vem.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW