Entenda porque as pessoas na Baixada Fluminense precisam ficar em casa

Avanço do Covid-19 pode sair do controle após ter feito mais de 200 vítimas fatais

Por

#Capa #Coronavirus #Lockdown

Entenda porque as pessoas na Baixada Fluminense precisam ficar em casa

De acordo com a OMS, é possível estar com a COVID-19 por até 14 dias antes de apresentar os sintomas, que são febre, cansaço e tosse seca. A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem a necessidade de tratamentos especiais. Apesar da grande quantidade de pessoas sem os sintomas mais graves, o Ministério da Saúde sinaliza que a transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de toque, saliva, espirro, tosse e até objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador e outros.

Uma pessoa assintomática pode transmitir o coronavirus para outras pessoas que podem estar em grupos de risco ou ainda que, mesmo saudáveis, podem ter problemas respiratórios e não resistir ao tratamento. É o caso do primeiro registro de óbito em São João de Meriti: um homem de 44 anos de idade que não tinha nenhuma patologia, mas passou mal no dia 31 de março e faleceu no dia 03.

Cientistas do Colégio Imperial de Londres estimaram que a taxa de transmissão do novo coronavírus entre humanos é de duas a três pessoas para cada paciente infectado. “Em média, cada caso infectou 2,6 (faixa de incerteza: 1,5-3,5) pessoas até 18 de janeiro de 2020”, diz o documento. “[o cálculo é] com base em uma análise que combina estimativas anteriores do surto em Wuhan, com a modelagem computacional do potencial de trajetória de epidemias”.

Para reduzir a possibilidade de transmissão da Covid-19, governos ao redor do planeta têm implementado políticas de restrição de circulação de pessoas, incluindo o fechamento do comércio, escolas e atividades consideradas não essenciais para o funcionamento das cidades – como a coleta de lixo, farmácias, petshops, revendas de gás, imprensa, indústria alimentícia e outras áreas.

Diante das aglomerações nas ruas, algumas cidades já estão iniciando as primeiras etapas do ‘lockdown’: o bloqueio total ou confinamento – um protocolo de isolamento que impede a circulação de pessoas em uma área. O ‘lockdown’ é considerada a principal medida adotada nas regiões onde o Coronavirus saiu de controle, como a cidade de Wuhan, na China, primeiro epicentro da pandemia.

No seu email

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email. Sem spam.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW