Prefeitura de Nova Iguaçu cria Assessoria Especial de Proteção Animal

Por

#Pet

Prefeitura de Nova Iguaçu cria Assessoria Especial de Proteção Animal

A Prefeitura de Nova Iguaçu criou recentemente a Assessoria Especial de Proteção Animal. Sua missão será articular ações de proteção e defesa animal em conjunto com as secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência, Meio Ambiente, Emlurb, Segurança, Postura e Defesa Civil.

“Quando assumi a Prefeitura de Nova Iguaçu, precisei, primeiro, ajustar as finanças da cidade. Quando tudo já estava resolvido, veio a pandemia da Covid-19, que nos impediu dar andamento em vários projetos, como o da proteção e defesa animal, por exemplo”, afirma o prefeito Rogerio Lisboa. “Mas agora, com a evolução da vacinação da população contra o novo coronavírus, pudemos criar a Assessoria Especial de Proteção Animal. Com ela, asseguramos o compromisso de um trabalho transparente, que vá de encontro aos parâmetros nacionais e internacionais de defesa, proteção e cuidado animal”.

A primeira ação nesse sentido será o Dia D da Campanha Anual de Vacinação Antirrábica, no próximo dia 25, da Secretaria Municipal de Saúde. Poderão ser vacinados cães e gatos saudáveis a partir de 3 meses de idade. Os canis legalizados e os protetores de animais poderão realizar agendamento para imunização nos locais de abrigo a partir do dia 26 de setembro. Pessoas que cuidam de animais em situação de rua também podem levá-los para serem imunizados.

A raiva é uma doença causada por um vírus que leva à morte quase a totalidade dos casos, podendo infectar seres humanos. Os sintomas da raiva animal são agressividade, agitação, medo, ansiedade e demência.

O Dia D de Vacinação Antirrábica inaugura um conjunto de ações que a Prefeitura de Nova Iguaçu planeja para a defesa animal. Desta forma, os protetores de animais podem aproveitar o período da campanha para fazer seu cadastro.
Simultaneamente ao Dia D da Vacinação Antirrábica será promovida, nos 40 postos de imunização, a Campanha de Doação de Ração. As rações serão distribuídas para instituições que serão previamente cadastradas.

Sensibilizada sobre a importância do bem-estar animal, a Prefeitura de Nova Iguaçu pretende criar uma Rede de Solidariedade e Proteção Animal por meio dos órgãos governamentais e os protetores cadastrados.

As ações realizadas de forma articulada e conjunta permitirá que a Prefeitura realize uma inédita contagem de animais na cidade. Essa pesquisa vai embasar ações para os próximos anos a partir de dados atualizados.

Os canais da Ouvidoria da Prefeitura de Nova Iguaçu (tel.: 2666-4910, https://www.novaiguacu.rj.gov.br/ouvidoria/ ou [email protected]) podem ser acionados para fazer denúncias de maus-tratos contra animais.

Foto de Andrea Bova no Pexels

No seu email

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email. Sem spam.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW