Governo do Estado apresenta projetos de reformas de dois conjuntos habitacionais na Zona Norte do Rio

Publicado em:

Por

Governo do Estado apresenta projetos de reformas de dois conjuntos habitacionais na Zona Norte do Rio

O governador Cláudio Castro e o secretário de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, apresentaram, neste sábado (16/08), projetos de reformas do programa Casa da Gente durante visita ao Conjunto Habitacional Oswaldo Cruz e o Conjunto Residencial dos Bancários, em Cavalcante, ambos na Zona Norte da capital. Os condomínios estão entre as primeiras unidades a serem beneficiadas pelos editais de intervenções públicas em que serão R$200 milhões na reforma de 60 residenciais com mais de uma década de construção.

– O Estado do Rio tem o maior programa habitacional de sua história. E o mais importante: são obras que vão dar dignidade aos moradores. Não adianta só entregar, temos que garantir também o respeito e a dignidade oferecendo um local decente e seguro para morar, afinal são vidas e histórias construídas. É habitação popular com qualidade e infraestrutura – disse o governador Cláudio Castro.

As melhorias, que serão executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura em parceria com a Cehab, incluem pintura, recuperação e impermeabilização de telhados, calhas e caixas d’água. Também estão previstas obras de infraestrutura no entorno dos condomínios. Nos conjuntos de Oswaldo Cruz e Cavalcante, serão investidos mais de R$13,5 milhões, com obras de infraestrutura, urbanização e lazer, beneficiando moradores de 1.332 apartamentos.

– Nossa intenção não é só fazer uma pintura nova e deixar problemas antigos sem solução. O ‘Casa da Gente’ foi criado para recuperar, de fato, a dignidade de morar no Rio de Janeiro, seja construindo ou reformando casas, melhorando o bairro de quem vive ali. É dar condição de morar bem, de praticar esporte na pracinha do condomínio ou pedalar – declarou o secretário de Infraestrutura e Obras, Max Lemos.

Morador do Conjunto Habitacional Oswaldo Cruz desde a sua fundação, o Assistente de Logística Ronaldo Gomes, 55, que preside a Associação de Moradores, ressaltou que as intervenções previstas irão elevar a qualidade de vida da população.

-Estávamos largados há muito tempo. O rio que tem aqui vira e mexe alaga. Os prédios estão todos depredados, telhas estão quebradas, o esgoto está a céu aberto. Os quadros de luz estão deteriorados. Há risco de incêndio. A reforma vai possibilitar muito além da recuperação da parte física, vai dar dignidade a nossa comunidade e mudar nossas vidas”, frisou.

De acordo com o subsecretário de Habitação da Seinfra, Allan Borges, cada condomínio tem suas particularidades e, por isso, demandam projetos específicos. “Todas as alterações previstas por nossa equipe foram pensadas para atender às necessidades em harmonia com a realidade de cada conjunto beneficiado. Em alguns, faremos praças, em outras, mais arborização; temos projetos que vão desde a recuperação de margens de rios à construção de ciclovias e academias ao ar livre. Tudo conversado com os próprios moradores em assembleias ao longo dos últimos meses”, declarou o subsecretário.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW