Nova Iguaçu: Feira de Artesanato reúne forças da cidade e do campo

Por

#Artesanato #Fenig

Nova Iguaçu: Feira de Artesanato reúne forças da cidade e do campo

Artesanato é a arte de transformar peças do dia a dia em algo surpreendente, belo e útil, através das mãos e da criatividade. Artesanato é transformar. Doraci Gomes, de 51 anos, é uma agente transformadora que pensa a criação como uma forma de sustento, através do amor pelo que faz. Esse é o espírito dos artesãos e das artesãs que, junto com ela, construíram a Associação de Artesanato Unindo Forças na Cidade e no Campo em Nova Iguaçu. Doraci assumiu a presidência da instituição voltada para a integração e desenvolvimento dos profissionais. A Feira da Associação acontece de 15 em 15 dias, todas as segundas-feiras, na Praça Rui Barbosa, no Centro de Nova Iguaçu. Além disso, na sede da instituição, na rua Luiz de Lima, 420, no Centro de Nova Iguaçu, são comercializados produtos e ministrados cursos, de segunda a sábado, das 9h30 às 18h.

“Quando eu comecei com o artesanato foi para desenvolver e aumentar o sustento da minha família. Hoje o artesanato é o carro-chefe da minha família, por onde eu me mantenho e sobrevivo”, conta Doraci.

“Amo o que faço. Produzo cortinas, jogos de cozinha. Desenvolvi a técnica através dos cursos do Eco Design na UFRJ, em Belford Roxo. Eu sou Educadora e Especialização em Economia Solidária. Eu acredito no desenvolvimento e que podemos mudar o mundo através de ações solidárias”, reforçou a artesã que há um ano iniciou a Associação com um grupo de artesãos do município. A diversidade de técnicas é uma das marcas da feira. “As pessoas trabalham também com gastronomia, plantas e acessórios, entre outros produtos feitos na cidade e no campo”, completou.

A Associação foi criada a partir do Fórum Economia Solidária. “Somos 63 associados e 22 estão no Fórum. Além do nosso município, nós fomos convidados para participar da Feira da Praça do Quintal, no Centro do Rio, e de uma feira em Campo Grande. O objetivo é que possamos fazer parcerias com a Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a Fenig, para o desenvolvimento dos profissionais integrando quem é do campo e da cidade numa ação de Economia Solidária”, finalizou Doraci Gomes.

No seu email

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email. Sem spam.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW