Em transmissão ao vivo, prefeito de Meriti anuncia primeiro caso de Coronavirus na cidade

Publicado em:

Por

Em transmissão ao vivo, prefeito de Meriti anuncia primeiro caso de Coronavirus na cidade

Nesta segunda-feira a população da Baixada Fluminense tem sido impactada com as notícias do final-de-semana sobre o Coronavirus – que não são nada animadoras. A região chegou a 14 casos, iniciando uma escalada de casos confirmados em todas as partes.

A próxima cidade a anunciar seu primeiro caso é São João de Meriti: o paciente é um homem de 67 anos, morador da Vila Tiradentes e foi atendido no dia 23 no Hospital Salgado Filho (Méier). O prefeito de São João de Meriti, Dr. João, anunciou durante uma transmissão ao vivo pela internet e informou ainda que foi feito um levantamento epidemiológico e cadastro das pessoas que moram com o paciente e todos foram colocados em isolamento doméstico.

Atualização: a prefeitura anunciou, através de sua página oficial no Facebook, um segundo caso na tarde desta segunda-feira (30), no bairro do Jardim Metrópoles.

“Sendo extremamente transparente e claro com toda a população: acendeu a luz vermelha em São João de Meriti. Mais cuidado teremos que ter, mais isolamento teremos que ter. Aconselho que todos os nossos idosos fiquem restritos, fechados em suas casas e suas residências. Não vão pra rua. Não vão formar grupos nas ruas. Não vão a supermercado, padaria ou farmácia. Pede alguém pra ir pra vocês, pelo amor de Deus”, declarou o prefeito.

São João de Meriti tem uma das maiores concentrações populacionais da América Latina, o que aumenta a preocupação das autoridades e da população sobre isso. De acordo com Dr. João, “é uma média de 16 a 17 mil pessoas por quilômetro quadrado. É muito perigoso”.

No dia 16 de março, São João de Meriti decretou estado de emergência conforme o Decreto Municipal nº 6333 (18/3).

A cidade havia anunciado na última semana a reserva de 22 leitos para o tratamento de Coronavirus espalhados pela cidade em suas unidades de saúde. O posto do bairro Jardim Sumaré, distante 2 km do local, está servindo como apoio para a UPA de Jardim Íris. A capacidade dele para internar pacientes está sendo expandida para 30 leitos completos, podendo chegar a 40, se houver necessidade.

De acordo com a Prefeitura, o prefeito colocou a Vila Olímpica do município, que fica às margens da Rodovia Presidente Dutra, no bairro Grande Rio, à disposição do governo do estado para que seja instalado um hospital de campanha para atender não somente a população de São João de Meriti, mas também os municípios vizinhos como Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo e parte de Nova Iguaçu.

Os números atualizados na Baixada Fluminense deverão ser informados pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, que tem recebido notificações das secretarias de saúde dos municípios e divulgado em seus canais oficiais no final do dia em forma de boletim.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW