Estação de trem de Belford Roxo vira cenário para ensaio fotográfico

Ex-aluno do IFRJ Belford Roxo relata sua experiência com o instituto e a importância dele na sua formação acadêmica

Publicado em:

Por

Estação de trem de Belford Roxo vira cenário para ensaio fotográfico

Luiz Felipe Ribeiro, 25 anos, é morador de Santa Amélia, em Belford Roxo. Ele, como muitos jovens da Baixada Fluminense, vive neste território mas não explorava os benefícios da região.

Em 2019, Luiz conheceu o IFRJ Campus Belford Roxo – um espaço perto de sua casa mas que não tinha interagido antes. Ele fez pré-vestibular na instituição e lá mesmo iniciou o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Fotografia. “Eu estudei design em universidade e não tinha ideia que ali tinha a estrutura que encontrei, bem como a qualidade de ensino. Eu só entrei no IFRJ porque perdi o emprego, e acabei decidindo que ia estudar pra passar em uma universidade pública”, conta.

Estudar algo que gosta tão perto de casa foi de extrema importância: “Quebrou essa obrigação de ter que ir pra longe para ter acesso ao estudo de qualidade. Eu sempre tinha que ir pra Gávea, pra Tijuca, gastando quase 30 reais só de passagem, e esse curso eu fiz sem gastar um centavo de passagem, ia andando”, completa Luiz, que ainda diz orgulhoso: “agora que concluí o FIC, tenho um curso feito em um instituto federal no currículo! E através do pré-vestibular Emancipa do instituto, esse ano passei pra UERJ e pra UFF”.

Falando em conclusão, o trabalho desenvolvido para o final do curso de fotografia teve como tema um dos dilemas da vida cotidiana, o transporte público. Em parceria com outros cinco alunos (Raquel Ribeiro, também do curso de fotografia, Maria Luiza Côrtes, Karoline Alves, Viviana Laureano e Adryel Barboza do curso técnico de moda) fez um ensaio fotográfico na estação de trem de Belford Roxo. “Foi muito bacana poder falar de algo tão presente na nossas vidas. Na época, todas as pessoas do grupo praticamente ‘moravam’ nos transportes públicos, e a gente pode expressar isso no nosso trabalho. Nossas fotos viraram até capa da revista do Instituto”, conta. O projeto existe até hoje pelo perfil no instagram @vidaemtransitorj.

Ele não imaginava conhecer o IFRJ dessa forma e em tão pouco tempo sair com tanta coisa. Hoje, ele faz parte da equipe do pré-vestibular e faz questão de divulgar aquele espaço e dizer para outras pessoas da região que é possível estar em boas universidades e ter ensino público digno na cidade onde vive. Vale lembrar que a continuidade das atividades do Instituto em Belford Roxo está ameaçada pela falta da liberação de obras pela prefeitura da cidade.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

LIVRE
VISUALIZAR