Agenda

Hedjan CS lança livro de mistério histórico reunindo Lima Barreto e João do Rio

Publicado em:

Por

Hedjan CS lança livro de mistério histórico reunindo Lima Barreto e João do Rio

“Cara, tu espera só um pouco? É que estou no ônibus.”

É dessa forma tão suburbana, comum a maior parte da população da Baixada Fluminense, que inicia o papo com Hedjan CS, jovem autor negro, carioca e membro do coletivo literário Aleatórios, de Nova Iguaçu. O escritor lança o livro “Barretos” no dia 22 de abril, no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB).

Formado em Pedagogia pela UERJ e pós-graduado em educação especial e inclusiva, Hedjan iniciou a carreira em 2016. Desde o início, relata o autor, os gêneros predominantes em suas obras são o suspense e o terror. A ambientação das obras são em espaços suburbanos do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense.

O livro “Barretos-Homens de Livros” é o fictício encontro entre dois grandes autores da literatura brasileira: Afonso Henriques de Lima Barreto e João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto, o João do Rio. Dois homens negros, cariocas, escritores do cotidiano dos subúrbios e do Centro do Rio de Janeiro. A história se passa no início do século XX, época em que a capital se modernizou expulsando os pobres da cidade.

“O livro Barretos não poderia deixar de fora a Baixada Fluminense como cenário. Então, depois de pesquisar sobre como era essa região ali por volta de 1907, o ano em que a história do livro acontece, decidi que [o personagem] Belém se encaixaria como uma luva ali pelo terceiro ato.”

Belém era o nome anterior de Japeri. O nome Japeri é de uma espécie de planta que boia na superfície dos pântanos da região. Uma parte da aventura dos Barretos acontece exatamente nesses pântanos, conta Hedjan. A decisão ocorreu “pelo próprio nome do personagem, que tem um significado especial dentro da história, e por conta do cenário mais afastado e menos povoado quando comparado com os outros locais que Lima Barreto e João do Rio já tinham visitado na história.”

A história é um mistério histórico ambientado no ano de 1907, onde Lima Barreto e João do Rio – que fora da fantasia não se gostavam – estão em busca de um menino desaparecido e um “livro maldito”. Para isso, os “Barretos” irão ingressar em uma investigação perigosa pelos becos e vielas do Morro da Providência, no centro da cidade. No início do século XX, o Rio de Janeiro era a capital do Brasil e passava por uma transformação política e urbana. Com a conturbada abolição da escravidão em 1888, cerca de 20 anos após, o governo de Pereira Passos impôs a política do “bota-abaixo”, que modernizou a cidade às custas da gentrificação dos mais pobres, que deram início às primeiras favelas do Rio.

A escolha pelos autores João do Rio e Lima Barreto é fruto de muita pesquisa realizada por Hedjan CS. Emblemáticos em obras que refletiam as vivências no espaço urbano, os escritores tinham fascínio pela vida comum, que era atravessada sobretudo pelas mazelas das desigualdades sociais e do racismo. “Acredito que é importante contar histórias que se passam em períodos relativamente mais recentes por dois motivos: para mostrar que o racismo e seus males estão conosco desde sempre”, conta Hedjan.

“O que temos hoje foi conseguido através de muita luta. E continuaremos a lutar hoje para que no futuro tenhamos muito mais!”

Hedjan conta que a vida de autor o leva para direções únicas. “Fiquei bem satisfeito com o resultado do livro”, conta. A expectativa pela recepção do público leitor está grande, mas Hedjan já pensa em projetos que incluam a Baixada Fluminense e o subúrbio do Rio de Janeiro nas histórias.

Os quatro primeiros capítulos estão disponíveis em formato audiobook no Spotify. Disponibilizado pela editora Kitembo, o livro também possui trailer disponível no Youtube e filmado no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira. O autor afirma que quem desejar adquirir o livro pelo site da editora, só arcará com o custo do frete.

Foto: Elói Silva Fotografia

SERVIÇO
Lançamento no Rio de Janeiro + roda de conversa com o autor
Data: 22/04
Local: MUHCAB
R. Pedro Ernesto, 80 – Gamboa, Rio de Janeiro
Horário: 15h
Instagram: @hedjan_c.s

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW